Aconteceu em Brasília nos dias 15 e 16 de janeiro, o Seminário “Educação Popular orientando a construção de Políticas Públicas”.
O Seminário foi organizado pela Rede de Educação Cidadã do Distrito Federal e Entorno (RECID-DFE) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) e contou com a participação de mais de 30 organizações que trabalham com Educação Popular e movimentos sociais que atuam no campo e na cidade, além de secretários de estado e funcionários do Governo do Distrito Federal (GDF).
O objetivo do encontro foi o de construir um diálogo entre organizações, movimentos, sociedade civil e governo do Distrito Federal, tendo como horizonte a construção de políticas públicas orientadas pela Educação Popular para o trabalho com pessoas e famílias usuárias/envolvidas nos programas sociais no DF.
O trabalho de articulação começou quando os novos gestores da SEDEST convidaram a RECID-DFE para colaborar no processo de construção de políticas públicas que dialogasse com diversos agentes que trabalham com famílias em situação de opressão e que participam de algum programa de transferência de renda gerido pela secretaria, GDF e programas federais que se aproximam desta perspectiva.
A RECID, que tem como espinha dorsal de suas atividades a Educação Popular Crítico-Freireana e um projeto político pedagógico com princípios e diretrizes que caminham para a construção do Poder Popular, aceitou encarar o desafio e trabalhou no sentido de articular várias organizações para um diálogo que possibilite a construção coletiva de propostas para a efetivação de políticas públicas com uma perspectiva transformadora e emancipatória.
A grande referência do trabalho articulado e realizado pela RECID-DFE no ano de 2010 foi a Escola de Educação Popular, espaço formativo que conta com a participação de vários coletivos do DF e teve suas atividades organizadas em módulos que abordam teoria e prática a partir de uma metodologia Crítico-Freireana. Essa atividade, somada a outras ações locais e nacionais da Rede, como a participação ativa na Conferência Nacional de Educação e a realização de mais de duas mil oficinas em todos os estados do país, podem ser apontados como alguns dos motivos para a SEDEST ter realizado esse convite e ter a Rede como uma parceira diante desse desafio. Outro ponto a ser destacado tem sido sua grande capacidade de articulação com diversos atores e movimentos a partir da prática constante do diálogo e da ênfase em relações horizontais e construções coletivas.
Foi com esta perspectiva que foi construída e proposta toda a metodologia do Seminário, buscando assegurar que todos os participantes pudessem ser ouvidos e que suas experiências fossem compartilhadas. O início das atividades foi uma apresentação de cada organização e suas ações. Na seqüência, dividiu-se os participantes em 6 grupos com o objetivo de se discutir Avanços, Contradições e Possibilidades/Desafios tanto do Trabalho de Base nas localidades quando das ações desenvolvidas por governos.
Após a apresentação do que cada um dos 6 grupos levantou, foi realizada uma mesa com os recém-empossados secretários do GDF – Arlete Sampaio (SEDEST) e Hamilton Pereira (Cultura), com Chico Machado, responsável pela implementação do Orçamento Participativo, Willian Bonfim do Talher Nacional e Rede de Educação Cidadã e Maria Abadia, do Movimento de Educação e Cultura da Estrutural (MECE), da Marcha das Mulheres e Ponto de Memória.
Os representantes do governo recordaram os 16 anos de política clientelista, da privatização dos espaços públicos no GDF e dos desafios que isso implica para o novo governo. Se comprometeram em estabelecer uma nova relação com a sociedade e trabalhar de maneira intersetorial. Abadia e William ressaltaram a importância do diálogo do Estado com a Sociedade Civil e as contradições que acompanham essa relação, mas acreditam numa grande contribuição dos movimentos sociais nessa relação dialógica e de parceria com o GDF.
A partir da fala da mesa, a plenária problematizou questões relacionadas a operacionalização dos espaços de participação popular e da política intersetorial, levantaram a importância desse debate com a Secretaria de Educação (que não estava presente) e exigiram o compromisso de fomentar cada vez mais o diálogo.
No segundo dia do encontro, o grupo pôde fazer o diálogo com as demandas levantadas no primeiro trabalho em grupo com os princípios do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Recid:
Fortalecimento das lutas e dos movimentos sociais populares; partir da realidade concreta enquanto compromisso com a diversidade; compromisso com o processo formativo para todas e todos as/os envolvidas e envolvidos, garantindo a intencionalidade política deste; o exercício de papéis diferentes entre educadoras/educadores e educandas/educandos, momentos de planejamento, de estudo aprofundado, de registro, de sistematização e de avaliação; dialogicidade; processo de educação popular como prática para a liberdade; compromisso com a emancipação popular.
Cada grupo pôde olhar para sua realidade, perceber a sua relação com os princípios e levantar proposições que atendam as suas aspirações e demandas.
A partir desses levantamentos será sistematizada previamente uma proposta, a luz dos debates do encontro, que aponte objetivos gerais e específicos, justificativa, metodologia e estrutura. Tal proposta deverá ser elaborada por um grupo de quatro pessoas (dois representantes da plenária, um representante da SEDEST e um representante da Recid-DFE) e por fim a proposta será avaliada num próximo encontro que ficou marcado para os dias 19 e 20 de fevereiro de 2011.
Grande abraço a todas e todos.
Até o próximo passo dessa caminhada!
Brasília, 19 de janeiro de 2011.
Diego Mendonça e Calimério Junior – Recid-DFE
Para acessar mais fotos do seminário, clique aqui.
Compas, muito boa esta atividade. Ficamos muito animados/as com uma possibilidade real de comprometer o estado com as demandas populares e possibilitar uma participação orgânica da sociedade na gestão das políticas públicas. Parabéns à RECID-DF por mais este passo de constituição de um espaço público.
Parabens Recdi DF pela atividade, oxalá que a ideia deja disseminada em outras secretarias, em outros estados, e assim vamos garantindo a concepçao da educaçáo popular na gestao das politicas publicas.
Olá companheir@s!
Participei da reunião mas infelizmente não pude comaparecer no segundo dia.
Como representante da EFA de Padre Bernardo tenho que informar meus companheir@s do campo. O que foi deliberado deste encontro?
Onde consigo o PPP via impressão digital?
Abraços e podem contar conosco na luta pelo empoderamento popular já!
Olá Companheiros da RECID, alguém conheceu James Fiusa, grande articulador da rede aqui no Ceará – Região Sertões de Crateus-Inhamuns. Saudade da educação popular por essa bandas! Se alguém tiver o contato de grande educador popular mande informação para [email protected].
Parabéns aos companheiros (as) da RECID-DF pela iniciativa, vamos la fazer o que será!
saludos populares!!!
Branco RECID-ACRE
Estamos lá, fazendo o que é, e o que será, amigas e amigos! Um grande abraço a todos, e é uma honra estar com cada um de vocês, neste processo!
Oi gente, sou prof. de CESEC em Divinópolis MG. Estou fazendo uma pesquisa sobre educação popular para terminar uma tarefa do curso de extensão à distância que estou fazendo na Universidade Federal de Minas. Agradeço muito terem psotado este seminário, ajudou muiiiito a enriquecer meu texto. Com a permissão, estarei repassando em parte, informações deste seminário. Antecipo agradecimento.