<![CDATA[O Plano Global da Recid engloba as políticas de formação/trabalho de base, comunicação, gestão/sustentabilidade e organicidade elaboradas no 9º Encontro Nacional como estratégias de ação para o período de 2009 a 2011. PLANO GLOBAL DA REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ (2009 A 2011)
1 – Programa Nacional de Formação (clique aqui e baixo o arquivo anexo)
2– Política de comunicação (clique aqui para ver a versão integral)
Objetivo geral:
Consolidar, na Rede, a comunicação como um processo coletivo de construção do conhecimento, de humanização, de diálogo, de relações horizontalizadas e de expressão da diversidade, à luz do Projeto Político Pedagógico, tendo em vista a perspectiva da transformação social.
Linhas de ação e atividades:
I – Garantir recursos, infraestrutura e tecnologia para aprimorar os processos de comunicação da Rede
– Em todos os níveis, captar recursos e/ou garantir que nos próximos convênios essas demandas sejam asseguradas nas rubricas.
II – Desenvolver um processo de formação de educadores(as) populares na área de comunicação
– Realizar momentos de capacitação técnica;
– Realizar formação para a leitura crítica dos Meios de Comunicação de Massa;
– Utilizar as diferentes formas de comunicação (teatro, dança e outras) como elementos de formação;
– Proporcionar o aprofundamento teórico dos educadores(as);
– Aproveitar e potencializar a participação nos cursos de comunicação e formações que já existem.
III – Facilitar o intercâmbio entre as experiências e pessoas da Rede nos níveis local, estadual, macrorregional e nacional
– Potencializar o recurso das cartas pedagógicas e da carta social;
– Utilizar e potencializar o site da Rede;
– Utilizar e-mails: listas, grupos virtuais, e-mails e senhas comuns;
– Favorecer o intercâmbio de educadores(as) e de experiências em todos os níveis;
– Estimular processos de comunicação interpessoal nos diferentes níveis por meio de dinâmicas de grupo, etc;
– Potencializar as listas de endereço para troca de cartas (colocar o endereço real e não apenas o virtual, nome e apelido) para a base;
– Participar de atividades de outras organizações da sociedade civil e governos.
IV – Integrar as lutas da sociedade civil no campo da democratização da comunicação
– Identificar os grupos que já atuam neste campo (Exemplos: Adital, Associação Mundial de Rádios Comunitárias, Rede de Mulheres no Rádio, Mídia Independente, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Abraço, Intervozes…);
– Participar de atividades, ocupar e organizar fóruns, etc;
– Divulgar textos e ações destes grupos;
– Estimular a assinatura de veículos de comunicação alternativa: jornal Brasil de Fato, Mídia Independente, Adital, Caros Amigos, Agência Carta Maior e outros.
V – Dar visibilidade às ações da Rede
– Criar sites, blogs e fóruns;
– Utilizar as cartas pedagógicas;
– Desenvolver e estimular a produção de audiovisual;
– Desenvolver e estimular a produção radiofônica, trabalhar uma rádio interna nos momentos de encontro; Ter rádios em movimento e intinerantes e investir em rádio poste;
– Divulgar na internet, via youtube, ações audiovisuais e da Rede;
– Estimular a produção de publicações;
– Estimular a produção de boletins e jornais;
– Criar boletins e rádios online;
– Ter um boletim nacional impresso (definir periodicidade);
– Divulgar ações, experiências, banners da rede em outros espaços.
VI – Articular e potencializar o campo da produção cultural e simbólica na Rede
– Mapear e fazer circular as produções culturais e simbólicas;
– Organizar publicações, poesias, músicas produzidas pelos educadores(as);
– Organizar bibliotecas e dvdtecas.
VII – Garantir a comunicação da diversidade (raça, geração, religiosa, cultural, etnia, gênero, sexual…)
– Utilizar diferentes linguagens (cordel, elementos do hip-hop, teatro, música, poesia, dança, expressão corporal, símbolos, cultura popular) e recursos para trabalhar com os diferentes grupos (hip- hop, indígenas, quilombolas, jovens, mulheres) na linha de traduzir os conteúdos e compreender e dialogar com as diferentes visões de mundo e cosmovisões…
– Nos encontros, em todos os níveis, garantir que a ambientação, a culinária, a mística e as noites culturais trabalhem essas diversidades…
Cuidado: não divulgar informações que possam comprometer ações dos parceiros da Rede.
3.Política de gestão e sustentabilidade
Objetivo geral: qualificar a concepção de gestão compartilhada – gestão compartilhada na perspectiva da educação popular e buscar a sustentabilidade política e institucional, econômica e pedagógica (ideológica/cultural) da Rede. Garantir a sustentabilidade da Recid.
Linhas de Ação:
- I – Buscar a sustentabilidade política/ institucional e das ações da rede;
- II – Diversificar as fontes de financiamento das ações para além de um convênio só
- III – Ampliar tempo de duração de convênios e aumentar a contratação de pessoal;
- IV – Formação para captação de recursos;
- V – Capacitação na linha da gestão compartilhada;
- VI – Sustentabilidade: sistematização e socialização das experiências, tendo como foco a metodologia desenvolvida pela rede.
Atividades, projetos ou programas:
- Buscar outras parcerias em âmbito internacional, nacional e estadual;
- Garantir um convênio com maior flexibilidade nas rubricas e metas.
- Parceria com empreendimentos da economia solidária no acesso a insumos, serviços, e outros.
- Articulação política com outros grupos para a mudança do marco legal;
- Criar condições para evitar dispersão dos educadores liberados e voluntários e entidades, proporcionando acumulo de conhecimentos e a continuidade dos processos.
- Sistematizar e publicizar a história política da Rede para a sua sustentabilidade.
- Constituir ou reforçar a equipe de articulação política e captação de recursos em âmbito nacional e estadual que possa dar visibilidade a rede e trabalhe na captação de recursos.
- Resgatar o coletivo de trabalho em âmbito nacional na área de gestão e sustentabilidade, e assim garantir na construção coletiva dos projetos e convênios;
- Potencializar o site e outros instrumentos de comunicação.
- Elaborar um currículo da Recid com o perfil dos educadores (contratados e voluntários) destacando as experiências em educação popular.
- Criação de um fundo rotativo solidários;
- Captação de recursos com especificidades por região e/ou estado.
- Cursos e fortalecimento da formação continuada na área de gestão e elaboração de projetos sociais e captação de recursos.
- Elaborar e adquirir material pedagógico nesta área adequado à educação popular.
- Difundir Informações e materiais sobre leis relativas a convênios e captação de recursos em geral.
- Realizar sistematiza]
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