Nos dias 09 e 10 de outubro, integrantes da Comissão Nacional da Recid, do Talher Nacional e do Camp se reuniram em Brasília para discutir e avaliar o Programa Nacional de Formação (PNF) rumo ao 11º Encontro Nacional. Os participantes compartilharam da memória do processo de construção e vivência do PNF, com base em relatos dos integrantes mais antigos da Rede e da construção de uma mandala representativa de todo seu histórico e das Cirandas Nacionais. O primeiro momento foi pautado pelas questões: O que a memória coletiva do processo do PNF nos provoca? O que aprendemos com o processo vivido? Quais seus limites? Quais desafios educativos e formativos a conjuntura coloca para a Recid nos próximos anos?
Tendo em mãos os intrumentais de avaliação do PNF preenchidos pelos coletivos estaduais, foram divididos grupos para a organização coletiva das sínteses de impressões e proposições ali descritas. De volta ao grande grupo, os resultados foram analisados e problematizados. Temas recorrentes foram os pontos fortes e fragilidades em relação ao volume e diversidade de ações realizadas durante as Cirandas e de sua realização em consonância a outros espaços de discussão para o andamento das pautas propostas.
Muita atenção foi dada aos processos de multiplicação dos conteúdos abordados nesses espaços. O destaque de educadores específicos para participação em todas Cirandas, ou o rodízio de participantes, mediante formulação de critérios como afinidade com os temas orientadores eleitos em cada ano. Esse diálogo faz parte do processo de construção da versão final da avaliação, que ainda retornará aos estados antes de seguir para o 11º Encontro Nacional.
Durante a reunião, os presentes tiveram a oportunidade de acessar o conhecimento acumulado pelo CAMP durante os processos de construção das oficinas nos estados. Um rico acervo de relatórios, planejamentos, cartas pedagógicas e materiais de formação vem sendo organizado e sistematizado, no sentido de facilitar as relações e a troca de experiências entre as entidades e os coletivos.