A Rede de Educação Cidadã do Pará (RECID), junto demais parceiros, o Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Marajó –(CODETEM), juntamente com Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Prefeitura Municipal de Portel, Instituto Peabiru, realizou nos dias 28, 29 e 30 de março de 2012, no auditório Manarijó, cidade de Portel, o II ENCONTRO DE GESTÃO TERRITORIAL DO MARAJÓ: Um Olhar Marajoara sobre a educação ribeirinha, tendo em vista a implementação do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó.
Como encaminhamento do encontro elaboramos uma carta onde resume as principais demandas levantadas durante os debates sobre a Educação Ribeirinha na Mesorregião do Marajó, bem como a gestão, implementação de vários programas que, na atualidade, apóiam o processo educacional junto às famílias ribeirinhas. Assim, elencam-se como exigências aos governantes para o avanço da educação no Marajó 6 Eixos onde contempla as carências da região no que se refere ensino de qualidade:
- EIXO I – Educação básica: olhando realidades e demandas
- EIXO II – Ensino superior: olhando realidades e demandas
- EIXO III – Gestão, financiamento, infraestrutura educacional, participação e controle social
- EIXO IV- Formação e valorização dos profissionais na educação
- EIXO V – Segurança alimentar e nutricional no contexto da educação ambiental
- EIXO VI: Políticas públicas educacionais: educação do campo popular e inclusão digital
- EIXO VII: Integração do programa federal nossa várzea ao programa brasil sem miséria como estratégia de fortalecimento da educação no campo/ribeirinha
O evento expressou muito bem o olhar da educação marajoara, mostramos e comprovamos que precisamos de uma política educacional diferenciada, por conta de nossa diversidade cultural e geográfica, respeitando nossa identidade. E que todos e todas compreendem que somos ribeirinhas e vivemos sobre influencia das águas e mares. Sabemos de nossos índices, muitas das vezes equivocadas por parte do governo, que nos coloca na qualidade de coitado, quando na verdade só precisamos de respeito e aplicação das políticas publica de acordo com nossa diversidade.
Participantes do encontro.
Esse encontro foi deprimente para minha esposa, professora há pelo menos 12 anos na zona rural, região do Acutipereira, a qual pegou faltas por participar do encontro. Assim é que se trata os educadores em Portel, com desrespeito e falta de incentivo à participação nas reuniões de interesse educacional. Senhores do CODETEM, façam alguma coisa, pois prejuízos na ordem de 400 reais fazem falta a um pobre trabalhador da educação.