Companheiros/as Recidianos/as amantes da Educação Popular, partilhamos com todos vocês os cheiros, sabores e saberes da Amazônia. Com amorosidade, informamos a todos/as que estamos na reunião ampliada da região Norte. Quem nos acolhe é a cidade de Macunaima – capital do estado de Roraima, a bela Boa Vista.
A Reunião Ampliada da Rede de Educação Cidadã – região Norte, teve inicio ontem (dia 17 de agosto e vai até o dia 19 de agosto), onde está refletindo em torno da Educação popular e o bem viver Nortista, o bem viver é possível na luta de classe cotidiana frente ao modelo que o Norte vivência? Os objetivos perpassam por analisar a conjuntura e refletir em torno dos elementos que dialogam com o fazer pedagógico da Recid na região Norte a partir da realidade de cada estado e das perspectivas para se vivenciar o bem viver pautando e fortalecendo a educação popular e a unificação das bandeiras de lutas para a construção do Poder Popular na Região.
O encontro conta com a participação de um/a educador/a por estado: Amapá, Pará, Tocantins, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, mais Talher Nacional, os 3 representantes da Comissão Nacional, e representante do CAMP.
Nosso encontro começa com a linda acolhida e mística animada por RECID/RR e Amazonas e com uma pauta, onde se busca trazer acima de tudo:
* Partilhar experiências vivenciadas nos estados a partir das
cartas pedagógicas, da sistematização sem cercas e muros em
dialogo com as políticas da Recid e com a conjuntura;
* Fomentar reflexão acerca do VIII encontro regional e da
participação da Recid Norte no VI no Fórum Social da
PanAmazônia;
* Pensar os processos em torno do encontro regional (tema,
metodologia, assessoria, divisão de tarefas e mais o que houver).
* Fomentar debate em torno dos limites da comunicação e sustentabilidade da Recid a partir de uma boa avaliação no sentido de pensar alternativas viáveis para superar os problemas.
* Avaliar em que medida as equipes/instâncias da Recid estão contribuindo para se efetivar o seu projeto na região Norte.
(TN = Vera, CN= Francy, Carmelita, Faustino e suplentes, educadores/as referencias dos estados, educadores contratados, voluntários, entidades estaduais, nacional – a partir dos papeis, das tarefas de cada equipe/instância).
* Conhecer, dialogar com movimentos sociais da Venezuela a partir dos grupos que atuam e participam dos e nos seminários Tri-fronteira, em torno da conjuntura local e das eleições na Venezuela em 2012 e das possibilidades para se pensar num intercâmbio a partir dos processos da educação popular no Brasil e Venezuela.
Afirmamos que esta reunião é de fundamental importância e necessária para o fortalecimento enquanto Recid Norte. Também é o momento para refletir em torno do fazer pedagógico, avaliar nossa caminhada na perspectiva de avançarmos na construção do poder popular enquanto região Amazônica. Momento para partilharmos experiências, assim como entender a conjuntura em que a região se encontra olhando para os desafios postos à educação popular, buscando dialogar com a realidade local para entender o regional e nacional.
É este Encontro foi rico nas reflexoes a partir da partilha das experiências locais, das cartas pedagógcas, do cotidiano de cada REcid, como também apontou as fragilidades das equipes locais. Viu-se que para se estar em rede, não podemos perder de vista a articulaçao politica e comunicaçao que também por pensar em sustentabiliade da Recid. Por isso, é de fundamental importância momentos como das reuniões regionais que aconteça antes do encontro regional. Oxalá, que pudessemos grantir também reuniào pós o encontro regional. Estar enquanto região no estado de Roraima, terra de Macunaima, é também buscar conhecer mais em torno ds cultura e conjuntura em que os povos indigenas se encontra.
Saimos com diversas demnadas por conta do encontro regional e PanAmazônia, que todas as reflexões ocorridas na reunião, nos fortaleça sabendo que temos muitos desafios os quais precisam que nós, fios da rede estejam fortes, seguros.
Encontrar-se, refletir, cantar, dançar, partilhar experiências, ouvir, escutar, construir juntos/as, fortalecer coletivos estaduais, enfim, coordenar juntos/as, é por esse caminho que se trilhou a reunião REcid Norte. Vimos que para se estar em rede, é necessário que pautemos uma boa articulação politica e que a comunicação seja encarada como uma estratégia que precisa ser assumida por cada coletivo estadual. Saimos dessa reunião animados/as e com os diferentes fios que tecem essa rede colorida, fortalecidos/as para continuarmos atuando nesse grande mosaico cultural chamado região Norte. Que toda a força e energia das terras de Macunaima, nos fortaleça a seguirmos a estrada, pois os desafios são muitos companheiros/as. Ao coletivo da Recid RR, aos educadores representantes dos estados, o nosso obrigada, o encontro foi um pouco do que somos, do que se constrói cotidianamente, do nosso fazer, do nosso ser, do que estamos construindo. Valeu comp@s de sonhos e lutas.